Antiprotestantismo

Lutero como a gaita de foles do diabo, caricatura de Eduard Schoen c. 1535, Castelo de Friedenstein, Gota, Alemanha.

Antiprotestantismo é o preconceito, ódio ou desconfiança contra algumas ou todas as denominações do protestantismo e seus seguidores.

O antiprotestantismo remonta a antes da própria Reforma Protestante, quando vários grupos pré-protestantes, como Arnoldistas, Valdenses, Hussitas e Lollardistas foram perseguidos na Europa Católica Romana. Os protestantes não foram tolerados na maior parte da Europa até que a Paz de Augsburgo de 1555 aprovou o luteranismo como uma alternativa ao catolicismo romano como religião oficial de vários estados dentro do Sacro Império Romano-Germânico. O calvinismo não foi reconhecido até a Paz de Vestfália de 1648. Outros estados, como a França, fizeram acordos semelhantes nos estágios iniciais da Reforma. A Comunidade Polaco-Lituana teve uma longa história de tolerância religiosa. No entanto, a tolerância parou após a Guerra dos Trinta Anos na Alemanha, a perseguição aos huguenotes e as guerras religiosas na França, a mudança de poder entre os governantes protestantes e católicos romanos após a morte de Henrique VIII da Inglaterra e a lançamento da contrarreforma na Itália, Espanha, na Áustria e Polônia-Lituânia. O anabatismo surgiu como parte da Reforma Radical, sem o apoio do estado que o luteranismo e o calvinismo desfrutavam e, portanto, foi perseguido. O desacordo teológico inicialmente levou a uma rivalidade luterano-reformada na Reforma.

Os protestantes na América Latina foram amplamente alvo de ostracismo até a abolição de certas restrições no século XX. O protestantismo se espalhou com o evangelicalismo e o pentecostalismo e recebeu muitos adeptos. A América do Norte tornou-se um abrigo para os protestantes que fugiam da Europa após o aumento da perseguição.

A perseguição aos protestantes na Ásia pode ser colocada sob um escudo comum da perseguição que os cristãos enfrentam no Oriente Médio e no norte de África, onde o Islã é a religião dominante.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search